No dia 29 de abril, próxima segunda-feira, comemora-se o Dia Internacional da Dança. Antecipando a data, as 1.018 crianças e adolescentes das oficinas de dança do Programa Gente em Primeiro Lugar, da Prefeitura de Juiz de Fora, estão participando de atividades especiais nesta semana. A programação culminará em um encontro nomeado de “diaDdança”, que acontece no próximo sábado, dia 27.
Pela manhã, das 9h às 11h30m, as equipes dos bairros Jóquei Clube I, Marilândia, Caiçaras, Centenário, Araújo, entre outros, participarão do rodízio de aulas no Centro Cultural Dnar Rocha (CCDR). O espaço será dividido em três ambientes, sendo que em cada um deles haverá aulas diferentes. As modalidades são Balé Clássico e Contemporâneo, Danças Urbanas e um lounge com teatro e desenho. Os alunos serão divididos em equipes de 20 componentes e os grupos participam das aulas trocando de modalidade a cada 30 minutos. Das 14h às 16h30m é a vez das equipes dos bairros Paula Lima, Retiro, Carlos Chagas, Nossa Senhora das Graças, Nova Era e Olavo Costa participarem da atividade.
Este ano, 29 bairros atendidos pelo projeto participarão das comemorações. As aulas serão orientadas por oito articuladores: Onely Teixeira, Daniela Lawal, Rafael Toti, Felipe Nocelhi, Walmor Calado, Tiago Miranda, Rodrigo Silveira e Aline Costa. Conforme o coordenador do eixo Cultura e Cidadania do projeto, Sérgio Elói, os alunos estão passando por um rodízio nos estilos de dança. “Ao todo, são oferecidas seis modalidades de dança: urbana, sapateado, jazz, balé clássico, hip hop e contemporânea. Durante esta semana, quem faz jazz está tendo a oportunidade de assistir oficina de hip hop, por exemplo. E assim por diante. A ideia é permitir que todos experimentem a diversidade de opções que este tipo de arte propicia”.
Segundo a coordenadora de dança do Gente em Primeiro Lugar, Gabriele Generoso, este tipo de atividade é importante, porque permite que os articuladores se integrem e busquem atividades diferenciadas. “Esta interação entre os articuladores permite uma troca de experiências interessante, além de possibilitar que os alunos tenham contato com outras linguagens da dança”, afirma Gabriele. Além disso, esta troca também é importante para a preparação dos alunos do projeto, que se apresentarão no dia 30 de outubro no palco do Pró- Música, já que a temática do espetáculo será a história da dança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário