segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Programa Gente em Primeiro Lugar: 300 crianças e adolescentes participam do 2º Concerto Didático

          Ampliar horizontes, instigando a percepção e o conhecimento musical para além da sala de aula. Com essa ideia, o Programa Gente em Primeiro Lugar, desenvolvido pela Prefeitura de Juiz de Fora e gerenciado pela Funalfa no eixo Cultura e Cidadania, realizou, nesta quarta-feira, 18, o 2º Concerto Didático, em parceria com a Orquestra Escola Pró-Música e a Pré-Escola Pró-Música, ambas ligadas à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O concerto aconteceu às 18h30, no Teatro Pró-Música.

           Cerca de 300 alunos das oficinas de música do programa tiveram a oportunidade de prestigiar a apresentação de uma orquestra pela primeira vez. Vinte e cinco bairros estiveram representados na noite: Dom Bosco, Sagrado Coração, Bela Aurora, Santo Antônio, Jardim da Lua, Caiçaras, São Pedro, Jardim Casablanca, Filgueiras, Vila dos Sonhos, Grama, Granjas Bethânia, Cidade do Sol, Carlos Chagas, Barbosa Lage, Barreira, Benfica, Araújo, Nova Era, Linhares, Retiro, Jardim Esperança, Vila Ideal, Santa Cecília e Paula Lima.

           Para a coordenadora da área de música do programa, Amanda Martins, um dos objetivos é estreitar a relação dos alunos com essa arte e as inúmeras possibilidades que ela oferece. “O evento proporciona às crianças e adolescentes o acesso a orquestras, artistas, instrumentos e ´músicas`, aproximando-os de outras realidades, não somente musical, mas também social”, comenta.

           A noite começou com a apresentação da Orquestra Pré-Escola Pró-Música, que atende jovens músicos iniciantes. Esta orquestra é o estágio inicial do aprendizado de apresentação em conjunto, que integra o projeto Ação Social Através da Música. Mais de 70 músicos, com idades a partir de sete anos, formam o elenco regido por Maria Cristina Santos Ferrarezi. O único pré-requisito para integrar o grupo, uma orquestra completa, é estar alfabetizado para ser capaz de ler partituras.

           Em seguida, o palco foi ocupado pela Orquestra Escola Pró-Música, segundo estágio do projeto. Esta iniciativa está em prática há mais de 15 anos e é voltada para o aprendizado gratuito de música por crianças e adolescentes carentes, oferecendo mais de 300 bolsas de estudo. Hoje, o grupo tem cerca de 50 integrantes, com idades distintas, que se apresentam na cidade com regularidade. A Orquestra Escola Pró-Música também é regida por Maria Cristina Santos Ferrarezi, que incluiu no repertório músicas folclóricas bastante conhecidas do público.














Nenhum comentário:

Postar um comentário