segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Alunos de teatro do Programa Gente em Primeiro Lugar protagonizam o 3º Festival de Cenas Curtinhas


O saber da experiência. O tema do 3º Festival de Cenas Curtinhas é inspirado nos textos do pedagogo espanhol, doutor em Filosofia da Educação, Jorge Larrosa Bondía, que propõe pensar a educação a partir do par experiência/sentido. A mostra é uma iniciativa do Programa Gente em Primeiro Lugar, desenvolvido pela Prefeitura de Juiz de Fora e gerenciado pela Funalfa no eixo Cultura e Cidadania. Nesta edição, 215 alunos de 16 turmas de teatro.

As 15 cenas do festival revelaram os caminhos de criação escolhidos pelos articuladores culturais, que ministram oficinas de teatro em diversos bairros da cidade e apresentam os esquetes como parte do processo de aprendizado do ano. Para o coordenador da equipe de teatro do programa, Leonardo Cunha, “o objetivo do festival é descobrir possibilidades de presença cênica, a partir das aulas de teatro. Através da presença artística do aluno, tocamos em sua presença como sujeito do mundo: o essencial para descobrirmos, a cada nova experiência, outras formas de educar e aprender”.

O Festival de Cenas Curtinhas foi idealizado pela equipe de teatro do Programa Gente em Primeiro Lugar, inspirado no Festival de Cenas Curtas, também realizado pela Funalfa. O evento teve sua primeira edição em 2011, com o propósito de ser uma grande “aula de teatro”: ao constatar a carência de um espaço coletivo para as primeiras experiências teatrais da maioria dos alunos, o festival ofereceu o contato inicial com elementos básicos da maquinaria teatral. No CCBM, eles tiveram disponíveis um pequeno palco italiano e recursos de iluminação e som, que serviram, dentro da finalidade pedagógica esperada, para construir um espaço de troca e aprendizado com colegas de outros bairros.

A segunda edição aconteceu em 2012 e ganhou um mote para nortear os trabalhos. Com o tema “A arte do afeto”, a equipe buscou aumentar a quantidade de alunos em cena e a qualidade dos trabalhos apresentados. A partir deste ano, começou a ser desenhado um calendário anual de atividades de teatro do Programa Gente em Primeiro Lugar, no qual, além do festival, estão incluídas a “Semana do Teatro” (março), em que os alunos visitam grupos e espaços culturais da cidade e a “Mostra de Teatro” (novembro), quando se expõe o alcance dos processos criativos no ano.






































Nenhum comentário:

Postar um comentário